Nova equipe de elite da Polícia Militar destacada para a região, a ‘Rota do Vale’ começa a atuar em 15 dias. O anúncio foi feito ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário de Segurança do Estado, Antônio Ferreira Pinto, em cerimônia em Taubaté.
Na manhã de ontem, eles estiveram na sede do 5º Batalhão da PM para a cerimônia de apresentação de 210 policiais militares que foram incorporados à tropa do Vale.
O reforço e o anúncio da ‘Rota do Vale’ fazem parte de ofensiva do governo para tentar reverter os índices criminais da região, a mais violenta do interior do Estado.
Nos seis primeiros meses deste ano, 233 pessoas morreram vítimas de homicídios e latrocínios, uma alta 9% frente aos 214 assassinatos registrados em 2011.
Segundo Alckmin a meta é tornar o Vale um dos lugares mais seguros para viver.
“O Vale está no eixo Rio-São Paulo e por isso temos que redobrar os esforços para proteger a região e fortalecer a segurança pública.”
Ele também afirmou que a RMVale deve receber 80 novas viaturas paras as polícias Civil e Militar e que, no início de novembro, deverá haver reforço para a Civil com investigadores e delegados, sem número definido.
Rota do Vale. A tropa formada por policiais da Força Tática, que será a elite da PM na região, irá atuar em situações especiais e em áreas críticas, por exemplo, em bairros e regiões onde a presença do tráfico estiver mais evidente, tudo determinado de acordo com mapeamento de áreas críticas e análise de ocorrências.
Um grupo de 180 homens já estão passando por treinamento junto com os homens da Rota da capital.
“A presença da Rota no Vale teve um excelente resultado, mas a Rota é uma polícia da capital. Não podemos descaracterizar a Rota fazendo os deslocamentos frequentes para o interior, mas podemos preparar as equipes para atuar”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado, Antônio Ferreira Pinto.
Ainda de acordo com o secretário, as equipes locais já estão aptas para desempenhar o papel. “Em 15 dias já estarão atuando nos moldes da Rota”, disse o secretário.
A sede deste grupo especial será São José dos Campos, mas atuação dele ocorrerá nas 39 cidades, de acordo com a determinação do comando.
Equipamentos. Além de treinamento específico e mais intenso que o efetivo que permanece no patrulhamento de rotina, os homens da Força Tática irão utilizar equipamentos de segurança e armamento diferenciado. Capacetes e escudos à prova de balas e armas como fuzil devem fazer parte do aparato de equipes, formadas sempre por quatro homens
Nenhum comentário:
Postar um comentário