Chegou a nossa vez!

Chegou a nossa vez!

Pesquisa do blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero em Jacareí

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, vai realiza a Campanha para a Prevenção do Câncer de Colo de Útero, no sábado (30), com o objetivo de incentivar mulheres, de 25 a 64 anos, a prevenir a doença fazendo o exame (Papanicolaou), que é a principal maneira de detectar o câncer.

Durante a campanha as mulheres poderão realizar o exame preventivo em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde), UMSF (Unidade Municipal de Saúde da Família) do município e no SIM (Serviço Integrado de Medicina), das 8h às 16h, sem a necessidade de agendamento. Basta chegar ao local e solicitar a realização do exame. Também será solicitado neste dia o exame de mamografia para mulheres acima de 40 anos que realizaram há mais de um ano, conforme protocolo.
O câncer de colo de útero tem como principal causador o Papiloma Vírus Humano (HPV), e é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, superado apenas pelo câncer de mama. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.
Mesmo as mulheres que já fizeram o exame em anos anteriores, devem procurar as unidades de saúde, já que é recomendável a realização do exame anualmente. Precauções que devem ser tomadas antes de fazer o exame:
- Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias que antecedem o exame.
- Não estar menstruada. Em caso de sangramento fora do período menstrual, procure orientação em uma Unidade Básica de Saúde.

Nenhum comentário: